Experimento Noir é um espaço de troca de experiências e experimentos que bebam da fonte do gênero noir.
Participe para saber mais e envie a sua colaboração. Após análise, publico com crédito do experimentador.


sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Cartazes Witness of the prosecution - 1957

Bela sequência de cartazes do filme do diretor Billy Wilder com a bela e talentosa Marlene Dietrich. Destaque para os meus preferidos. ;D











segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Zero Effect - 1998

Zero Effect - 1998
116 min - USA
Comédia | Crime | Drama
Diretor: Jake Kasdan
Estrelando: Bill Pullman, Ben Stiller, Ryan O'Neal, Kim Dickens

http://www.imdb.com/title/tt0120906/


Antes de tudo quero dizer a todos: assistam. Esse filme mostra que com certo humor e uma pitada de genialidade pode-se ter a essência do noir e ainda cumprir o papel de entretenimento gostoso de ver.

Discordo apenas quando o filme é descrito como comédia - ok, temos Bill Pullman e Ben Stiller como os protagonistas no elenco, o que já daria a ideia de um pastelão da Sessão da Tarde, há algumas cenas hilárias durante o filme - mas Jake Kasdan consegue de forma inteligente fazer um filme sobre um detetive particular sui generis, que desvendará o mistério de um crime com a ajuda de seu fiel parceiro, com detalhes do noir minuciosamente aplicados ao longo do filme, mesmo tratando-se de uma produção colorida e com linguagem bem atual.
Daryl Zero é o detetive excêntrico que tem problemas em relacionar-se socialmente, valendo-se do advogado e seu assistente, Steve Arlo, a entrar em contato com seus clientes, trazendo-lhe os detalhes de cada caso a ser desvendado, criando todo tempo um desconforto entre eles, pois Arlo quer dedicar-se a sua namorada Jess, pretendendo consumar um relacionamento mais sério, mas as constantes solicitações de Daryl o impede de realizar o intento, criando conflitos entre o casal.

Apesar da dificuldade de relacionamento social, Daryl tem um faro apurado e mostra-se um grande conhecedor da espécie humana, e a partir de diversos disfarces e credenciais que o identificam de acordo com o personagem, observa muito próximo e atentamente os trejeitos de seus clientes e os suspeitos que vão surgindo ao longo do caso, desvendando suas fraquezas e personalidade, como o milionário Gregory Stark, que o contrata para encontrar a chave perdida de um cofre, dizendo estar sendo chantageado, precisando desesperadamente que o ajude a solucionar o caso, descobrindo quem é seu chantagista.



Durante suas investigações, Daryl Zero analisa as reações de Stark na academia e conhece a paramédica Gloria Sullivan, que torna-se sua principal suspeita além da mulher por quem ele sente-se fortemente atraído.
Entre sinismo, meias verdades e dados importantes não revelados, Daryl vai tecendo suas percepções enquanto vai se envolvendo cada vez mais com Gloria, tomando a decisão de não entregá-la a Stark até que desvende o motivo da chantagem que está certo ser tramado por ela.
Pensando em características do noir, trata-se de um filme de detetive, que por vezes está na posição de voz off descrevendo seus passos e percepções. 

O sinismo, as mentiras, o caso de um crime obscuro sustenta a trama. A femme fatale é a mulher que atordoa e deve ser desmascarada pelo detetive.

O motivo da chantagem é desvendado, e neste caso, Daryl Zero, já meio que transformado em suas psicoses anti-sociais graças ao envolvimento com Gloria e as descobertas advindas de suas nvestigações, surpreende com um final inesperado, oferecendo parte da solução ao cliente e parte de certa absolvição a Gloria, mesmo que a ele não reste a esperança de ter consigo o que lhe transformara.

Há uma cena no no final do filme, com Daryl Zero numa sala escura, rodeado por equipamentos - computadores, fios, rádios - que me lembrou imediatamente Neo de Matriz em suas atividades como racker nas madrugadas.
Em minha opinião, Zero Effect é original e honesto. Agradável de ver e com uma mensagem muito bem resolvida.

Claro, não esperem algo com os ares da era de ouro do noir, mas assistam com atenção e verão muitas referências do gênero trazidas para uma situação contemporânea.

Aproveitem ainda para ouvir com cuidado a trilha sonora, com músicas de Elvis Costello, Jamiroquai a Nick Cave and Bad Seeds.

domingo, 2 de setembro de 2012

Film Noir: Carlos Franzetti and City of Prague Philharmonic



http://www.amazon.com/Film-Noir-Carlos-Franzetti/dp/B001CISIFI/ref=pd_sim_m_5

E para quem gosta de jazz vai a dica deste belo álbum com o compositor e arranjador argentino Carlos Franzetti e a Filarmônica de Praga, reunindo 11 músicas de clássicos do filme noir como Body Heat, Taxi Driver e Tango Fatal.

Na Amazon você encontra por $14,99 ou pode selecionar a faixa em mp3 pagando $0,99 cada, podendo ouvir uma breve reprodução, esta já de muito boa qualidade.

Cartazes Zero Effect - 1998

Cartazes de meu cine pipoca de hoje. Recebi a indicação de um amigo deste "noir" de 1998, que no imdb consta como crime, drama e até comédia, e trata-se de filme de detetives.

Uma ressalva sobre os cartazes: parece-me que dos anos 90 pra cá as variações nas artes são um pouco mais limitadas, como se as produtoras determinassem um padrão de divulgação. Procurei por cartazes mais diferenciados em outras línguas, mas até o momento não encontrei. Se ocorrer, acrescento a nossa galeria.

Após assistir ao filme - consegui uma cópia perfeita via Torrent - , seguimos com os comentários.