Experimento Noir é um espaço de troca de experiências e experimentos que bebam da fonte do gênero noir.
Participe para saber mais e envie a sua colaboração. Após análise, publico com crédito do experimentador.


segunda-feira, 16 de julho de 2012

Stage Fright - 1950

Stage Fright - 1950
110 min - USA
Crime | Drama | Triller
Diretor: Alfred Hitchcock
Estrelando: Marlene Dietrich, Jane Wyman, Richard Todd

http://www.imdb.com/title/tt0042994/

Sinopse: Jonathan Cooper é suspeito de ter assassinado o marido de sua amante, a atriz Charlotte Inwood. Ele pede para sua ex-namorada, Eve Gill, ajudá-lo a provar sua inocência. Ele afirma que o verdadeiro assassino é Charlotte. Eve, então, o esconde no barco de seu pai, acoberta fugas e se disfarça de governanta de Charlotte para despistar o detetive da Scotland Yard, Wilfred Smith. Tudo passa a dar errado quando Eve começa a se apaixonar pelo investigador.

Jonathan procura pela ex-namorada a fim de fugir da perseguição da polícia que ele afirma não ser o culpado do crime, tendo apenas tentado ajudar a amante (Dietrich) a escapar da culpa que ele afirma ser da amante. Queimando o vestido manchado de sangue que seria a prova do envolvimento de Charlotte, Eve resolve investigar por si mesma a verdade, infiltrando-se na casa desta como substituta da antiga empregada, agindo com 2 identidades a partir de então.
Entra em cena o detetive Wilfred Smith, e o impasse para Eve aumenta a medida que percebe estar se apaixonando por ele, mas precisando esconder-se não revelando sua dupla identidade.

Em uma apresentação musical de Charlotte, Eve provoca a aparição do vestido manchado de sangue para desmascarar a atriz e fazê-la confessar o crime diante do detetive Smith, e esta admite envolvimento mas não o assassinato, atribuindo a culpa a Jonathan.

É quando este se revela um homem atormentado e violento sempre que provocado, o que revela seu envolvimento no assassinato, mesmo que direcionado pela atriz. Jonathan então terá seu fim trágico logo após a revelação da verdade.

Stage Fright aparece como um triller, mas tem muitas pitadas de humor. Além disso, tem um forte elenco, e Hitchcock comenta sobre a atriz Jane Wyman, uma atriz agradável e deliciosamente excêntrica como Eve, a heroína. 
Marlene Dietrich é simplesmente fabulosa como Charlotte, uma atriz / cantora, cujo marido foi assassinado, e sua exigência ao aceitar o papel em que o figurino fosse exclusivamente da marca Dior, abrilhanta ainda mais suas aparições memoráveis, em especial suas cenas musicais - sua interpretação de Gal In Town, de Coe Porter, é sensual e inesquecível - e ao final, quando a personagem é confrontada por Eve.

Os atores britânicos também fazem jus a serem devidamente citados - Somente Marlene Dietrich e Jane Wyman não eram britânicas no elenco - como Richard Todd como Johnny, o homem acusado de assassinar o marido de Charlotte. Michael Wilding é simpático como o detetive de polícia caçando-o para desvendar o culpado do assassinato. Alastair Sim e Sybil Thorndyke são muito divertidos, como pais excêntricos de Eve. 



Destaque ainda com marca registrada de Hitchcock em surgir em cenas durante seus filmes, onde surge aos 39 minutos na rua, voltando-se para olhar para Eve enquanto ela ensaia um discurso.

Artigo da TCM - Curiosidades sobre Stage Fright

http://www.tcm.com/tcmdb/title/91217/Stage-Fright/articles.html



Muito interessante o artigo que encontrei no blog Turner Classic Movies sobre Stage Fright, explicando que o filme para muitos é considerado uma produção menor de Hitchcock, mas 
que talvez este tenha sido mal interpretado, quer pelo nome que inicialmente parece tratar-se de um forte suspense, mas que na verdade tinha a intenção primeira de tratar sobre a profissão de ator e o teatro, conforme o diretor afirmou em entrevista com François Truffaut. 

Outra razão foi o fato de querer filmar em Londres, onde estaria próximo de sua filha, que na época era estudante de teatro na Royal Academy.

Fala ainda de diversas curiosidades, como "Fright Stage seria filmado na costa da Inglaterra, mas o mau tempo impediu. Em vez disso, o filme inteiro foi fotografado em Elstree Studios. Em sua aparição tradicional, Hitchcock desempenha um espectador na rua que olha para Jane Wyman. Após a liberação, o filme despertou controvérsia entre os críticos, alguns dos quais acusando tratar-se de um filme policial desonesto, devido a seqüência de flashback de abertura que mais tarde revelou-se uma mentira. 

domingo, 15 de julho de 2012

Galeria - Stage Fright

Nossa galeria ganha neste momento as brilhantes cenas de Stage Fright tão bem dirigidas por Alfred Hitchcock. 

As amplas tomadas em ângulos, aprofundando os espaços internos e externos, destacando a rica arquitetura de Londres, são espetaculares, mas creio que o ponto forte deste filme seja sua marca registrada no que diz respeito às expressões, na maioria das vezes em close, tão bem filmadas ao ponto de marcar as intenções e sensações dos personagens com grande intensidade.

Dietrich está espetacular e malevolamente irresistível, e Jane Wyman tem uma bela atuação que lhe rendeu uma premiação, conforme veremos abaixo em filme do YouTube. Parece tratar-se de um filme em que os pontos fortes são essas duas mulheres, as únicas não britânicas que participaram desta produção em Londres e que são o ponto alto em atuação na maioria das cenas, em minha opinião.

Deleitem-se com as belas imagens de Stage Fright.



























Cartazes Stage Fright - 1950