Experimento Noir é um espaço de troca de experiências e experimentos que bebam da fonte do gênero noir.
Participe para saber mais e envie a sua colaboração. Após análise, publico com crédito do experimentador.


domingo, 27 de maio de 2012

A visão do negro no Cinema Noir

No blog http://filmsnoir.net, Tony D'Ambra defende a ideia de que, na fase clássica do noir nos anos 40 e 50, Hollywood ignorava o racismo, acreditando que havia uma espécie de predileção e simpatia por destacar o negro na história, fazendo uma lista de filmes que considera exemplos que comprovam tal ideia, como The Big Night (1951) e Body and Soul (1947), entre outros, falando de racismo, vida de boxeadores, músicos e afins.
Mauri Lynn - The Big Night (1951)
Eu diria poder citar o jazz, bastante destacado em diversos filmes da época, com negros, em sua maioria músicos, participando do contexto do filme por meio do estilo musical como pano de fundo, lembrando ainda os astros que protagonizam as tramas em geral serem brancos, e o tema da escuridão estar ligado ao sentimento interno ou deslize moral do personagem.
Juano Hernandez - Young Man With a Horn (1950)
Mantendo a ideia do blog interessar-se por abrir espaço discussão, segue o link para que o leitor possa refletir a respeito. De minha parte, pretendo buscar alguns dos títulos ainda não assistidos para comentar em outra oportunidades aqui no blog.


Acessem: http://filmsnoir.net/film_noir/race-and-film-noir-black-and-noir.html